Cinema em Brasília
Cursos para quem quer começar, lugares icônicos e quando o DF foi peça-chave nas telonas.
Quadradinho, um guia de cultura no Distrito Federal. Edição de 17 de abril de 2025.
Cinema: um modo brasiliense de fazer
Um dos maiores desafios dos artistas que moram na capital federal é que, ao contrário das outras cidades centenárias, com uma cultura consolidada e forte que atravessa gerações, o DF ainda é uma senhora (ou senhor) de apenas 65 anos. Essa juventude tão característica da cidade também torna mais árdua a vida de quem vive de arte na capital — já que, sem uma história artística secular, são eles que têm que construir o perfil da cultura brasiliense, seja por meio da música, das artes visuais, da literatura e, claro, do cinema.
Algo diferente, por exemplo, da antiga capital federal, que já existe há muitos anos. O Rio de Janeiro, com seus 460 anos, testemunhou o Reinado, o Império e a República; e de, quebra, assistiu crescer a cultura carioca, ao concentrar grande parte dos players do mercado cinematográfico, transformando-se em um polo importante na produção e exportação de filmes; além, claro, de se tornar cenário para a maioria das novelas, dos longas e das minisséries.
Apesar de tão nova, Brasília já desponta como gente grande: temos uma história cinematográfica do qual nos orgulhamos de fazer parte e de construir junto, em coletivo. Seja por meio de cineastas que fizeram história, como Afonso Brazza e Vladimir Carvalho; seja por meio de cenários brasilienses icônicos em filmes, como o Parque da Cidade em “Eduardo e Mônica”; seja por meio de filmes que contam um pedaço da história da capital federal, como “Brasília: Contradições de uma Cidade Nova”, ou que servem como denúncia, como “Branco Sai, Preto Fica”.
Na próxima segunda-feira, dia 21 de abril, Brasília completará 65 anos. Uma cidade que já terminou de ser construída, mas que está sempre em construção pelas mãos das pessoas que vivem aqui. Somos todos nós que traçamos o perfil desta cidade, arquitetamos a nossa história e erguemos a capital federal que fará parte das próximas gerações.
Nesta edição da Quadradinho, nós vamos falar sobre cinema na capital federal. Apresentaremos a você projetos que estão difundindo o cinema pelo DF; abordaremos lugares icônicos; e, claro, traremos os festivais para você ficar de olho.
Para quem quer começar a fazer cinema
🎥 Comunicador do futuro:
O projeto é uma realização da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Distrito Federal (Abraço-DF). É gratuito e oferece cursos de qualificação profissional em áreas como fotografia, produção audiovisual, operação de áudio e gestão de redes sociais. O objetivo é preparar participantes para o mercado de trabalho da economia criativa. Um ponto favorável ao projeto é que ele passa por diferentes regiões do Quadradinho, e as inscrições para a edição no Sol Nascente, em Ceilândia, estão abertas. As aulas vão acontecer de 5 a 30 de maio. As próximas etapas vão acontecer em Samambaia e Santa Maria. Mais informações você encontra no site comunicadordofuturo.com.br ou pelo Instagram: @comunicadordofuturo.
🎥 Academia do Cinema
Uma opção interessante também é acompanhar os cursos gratuitos da Academia do Cinema. O projeto tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do DF e oferece cursos de cinema. Um que está acontecendo agora é a Imersão Audiovisual, na qual os alunos terão aulas como direção, roteiro, produção, linguagem, entre outras. Os alunos também participam de um set simulado de cinema e produzem um curta-metragem. Nesta edição, o curso ocorre de forma presencial no Guará. Outra atividade interessante do grupo é o Cineclube Tela Imersiva, que traz sessões de filmes (a última ocorreu no Complexo Cultural de Samambaia) e palestras gratuitas. Acompanhe toda a programação no Instagram @academiadocinema.
🎥 UnB
A Universidade de Brasília promove o curso de graduação de audiovisual, que prepara os alunos para o mercado. Mas, como, para muitos, uma formação pode ser algo difícil de conciliar no dia a dia, a indicação será ficar de olho na programação no Instagram, tanto da turma de graduação de audiovisual @audiovisual_unb, já que neste perfil é possível acompanhar a data e o horário das palestras gratuitas que são realizadas; assim como o perfil de pós-graduação da faculdade @ppgcom_unb, que também destaca as iniciativas dos alunos, assim como palestras e artigos publicados em torno dos temas da linha de pesquisa — entre elas, o cinema.
🎥 Play Curso
Outra opção para ficar de olho é o site da Play Curso, que também oferece cursos gratuitos para quem quer entrar no mercado audiovisual. Em janeiro, por exemplo, o projeto abriu inscrições para cursos gratuitos de fotografia digital, operador de câmera, edição de vídeo e edição de imagem. É uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e o Instituto Cultural Estrela Ela. Uma iniciativa voltada para jovens e adultos a partir de 14 anos.
Para quem quer assistir cinema
É claro que não daria para fazer uma edição sobre cinema sem citar os dois maiores cinemas ícones da capital federal.
🎞️ Cine Brasília
Um dos mais icônicos cinemas de rua do país está localizado no Distrito Federal, com uma extensa e diversa programação. O local recebeu o título de “Patrimônio Mundial da Humanidade” em 1987 e é um dos símbolos de Brasília. O Cine Brasília muda a programação toda a semana, alternando entre clássicos e lançamentos. Para comemorar o aniversário de Brasília, acontecerá a mostra Brasília em Cena, dos dias 17 a 24 de abril, com sessões gratuitas. Serão exibidos 12 longas e um curta: Manual do Herói; O Vazio de Domingo à Tarde; Capitão Astúcia; A Câmara; Branco Sai, Preto Fica; Dulcina; O Último Cine Drive-In; Todas de Gigante; Somos Tão Jovens; Vladimir Carvalho: Cinema e Memória (curta); Plano B; Democracia em Vertigem e Eduardo e Mônica. Todos os filmes têm relação com a nossa cidade. Você pode conferir a programação no instagram do Cine. Um lembrete: aproveite o transporte público gratuito aos domingos e feriados e desça na estação 108 ou na estação 106 Sul. Basta caminhar até a 107.
🎞️Cine Drive In
Já o Cine Drive In é tão popular que acabou ganhando um filme só seu: “O Último Cine Drive In”, que conta a história de Marlon, um homem que teve que voltar à cidade natal por causa da mãe adoecida. Ao retornar para casa, ele reencontra o pai e o cinema drive-in, onde passou a infância. Mas, agora, o Cine está ameaçado de demolição. A história de ficção passa um pouco pela realidade: O cinema de carros foi inaugurado em 1973, quando o drive-in era moda no Brasil, mas o de Brasília é o último; e na vida real, o local também já esteve ameaçado de demolição. Você pode conferir a programação completa no site do Cine Drive In ou na página de Instagram.
Festivais para ficar de olho
O Distrito Federal recebe uma série de festivais de cinema ao longo do ano para você, amante da sétima arte, ficar de olho. Aqui, vamos citar alguns em que é possível tentar participar como cineasta e também como espectador.
Como cineasta…
O mais popular é o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que ocorre anualmente, no Cine Brasília.
Como espectador…
Há pouco, ainda neste ano, tivemos o Festival Internacional de Cinema Fantástico, que ocorreu no CCBB. Vale ficar de olho na próxima edição.
Outro que já aconteceu neste ano foi o Festival Francófono no Cine Brasília.
Festival Varilux de Cinema Francês, geralmente, também vem para Brasília.
Festival Cultural Europeu.
Ficar de olho para futuras edições: Festival de Memória LGBT+.
Mais dicas audiovisuais:
Últimos dias para se inscrever na 4ª edição do concurso Brasília em Foto.
Abertas inscrições para projetos culturais da lei de incentivo à cultura.
Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita “Podcast na Prática”, na Biblioteca Demonstrativa de Brasília.
Eventos
Aniversário de Brasília
Para comemorar os 65 anos, Brasília receberá shows gratuitos na Esplanada dos Ministérios. Entre os nomes, estão: Wesley Safadão, Léo Santana e Grande Encontro
Lançamento do livro “Gramática negra contra a violência de Estado”.
O autor do livro, Paulo César Ramos, irá se juntar a dois convidados especiais para discutir o livro na próxima quarta-feira, 23 de abril: o rapper GOG e a coordenadora geral do Afro-Cebrap Márcia Lima. Publicado pela editora Elefante (2024), o livro resgata a luta do movimento negro e suas palavras de ordem, para denunciar a violência de Estado contra a população negra. Você pode conferir o lançamento na Livraria Circulares, na 113 Norte, às 18h30.
Lançamento do livro “Projeto Querino: Um Olhar Afrocentrado sobre a História do Brasil”.
O escritor e podcaster Tiago Rogero estará em Brasília no dia 22 de abril para lançar o seu livro. O nome é homônimo ao podcast e tem como objetivo contar a história do Brasil sob a perspectiva dos negros brasileiros. O lançamento seguido de um bate-papo e sessão de autógrafos vai ocorrer na Platô, 405 Sul, às 19h30.
Restaurant Week: edição aniversário de Brasília
O festival gastronômico vai até o dia 27 de abril, especialmente para essa data de aniversário. São 74 restaurantes participantes.
Oficinas Cores e Formas
A Caixa Cultural receberá a oficina de pintura para crianças de 7 a 10 anos. Os pequenos serão convidados a criar planos de cor por meio da presença e ausência de tinta.
Festival Agô
O mesmo espaço vai receber a 6ª edição do Festival Agô - Música e Ancestralidade, que trará shows inéditos que celebram memória, dança e musicalidade das culturas indígenas brasileiras. Nomes como Cátia de França, Gean Ramos Pankararu, Ponto Br, Povo Fulni-ô e Sérgio Pererê marcam presença, além do nigeriano Ìdòwù Akìnrúlí e do moçambicano Otis Selimane. Começa dia 24 e vai até o dia 27 de abril.
Comida di Buteco
Começou mais uma edição do festival Comida di Buteco. O concurso que elege o melhor 'buteco' de cada cidade. O tema deste ano é "25 anos paixão pelo buteco". O concurso conta com 38 bares participantes e petiscos com valor fixo de R$ 35, e vai até o dia 4 de maio. Confira a lista de bares participantes.
Gosta do Lago Paranoá?
Confira a última edição que conta a história do lago artificial e as atividades que animam a orla.
Dê uma força para a Quadradinho!
Compartilhe essa newsletter com quem você sabe que pode se interessar! Você lembra de algum filme em que Brasília é uma peça central? E sabe dizer outro festival interessante ou lugar para se aprender a fazer cinema na capital federal? Conte pra gente nos comentários!
Próxima edição: Ipês de Brasília
Quem faz a Quadradinho: conheça nossos trabalhos
Ana Rüsche é autora da Anacronista. Confira a última edição: “Carga viva”: a morte, a vida e a política.
Deborah Fortuna escreve a Newsletter Uma História em Todo Lugar e a última edição foi A gente morre várias vezes ao longo da vida.
Karine Canal segue soltando a voz no podcast Papo na estante: o último episódio foi sobre o financiamento coletivo Vozes arcanas . A newsletter da Karine é a Kverso.
Priscila Calado atualmente está dedicada à escrita da dissertação sobre Literatura e Ecologia. Vale visitar seu Instagram.
Canais
🔹Quer nos indicar um evento ou um local? Formulário de indicações
🔹Entre em nosso canal no Telegram.
🟦 Quadradinho: um guia de cultura no Distrito Federal
Texto principal: Deborah Fortuna
Com colaboração da equipe: Karine Canal e Priscila Calado.
Edição de 17 de abril de 2025.