As belezas do Lago Paranoá 🌊
Lago Paranoá, a história do lago artificial e as atividades que animam a orla.
Quadradinho, um guia de cultura no Distrito Federal. Edição de 10 de abril de 2025.
Um Lago novinho para a capital
O Cerrado é um bioma riquíssimo e muito belo, no entanto o Planalto Central sofre muito nas épocas de seca. A água se esconde como um segredo nas veias das árvores que sobrevivem ano após ano.
Bem antes da idealização da capital Brasília, alguns grupos de pesquisadores desbravaram o centro oeste em expedições nomeadas Cruls, lideradas pelo belga Louis Ferdinand Cruls. Dentre médicos, farmacêuticos, biólogos e tantos outros profissionais, o francês Auguste Glaziou, engenheiro botânico e civil sugeriu a recriação de um lago na região, segundo ele, havia um lago nesse local há milhares de anos.
No entanto, a idealização do lago artificial deveria esperar, a segunda Comissão Cruls foi interrompida em 1895 por falta de recursos financeiros e apenas um relatório parcial sobre a exploração foi entregue.
O edital para o projeto de construção de Brasília exigia que o Lago Paranoá estivesse com águas com a cota de 1.000 metros acima do nível do mar para completar a inauguração da capital. O projeto vencedor pertencia ao bem conhecido Lúcio Costa.
Hoje, nosso querido Lago Paranoá tem uma orla que abriga capivaras. Os brasilienses aproveitam para fazer suas caminhadas, voltas de bicicleta ou, simplesmente, admirar o pôr do sol.
Vila submersa
Durante a construção da nova capital, cerca de 16 mil pessoas trabalhavam e moravam próximas à região onde hoje temos o Congresso Nacional e os Ministérios.
A Vila Amaury era um acampamento criado por Amaury Almeida, engenheiro da NOVACAP. Ali ele organizava os novos migrantes e suas famílias. Além das moradias, a Vila contava com bares, restaurantes, comércio e um pequeno parque de diversões.
Hoje, a Vila está submersa no Lago Paranoá, perto do Iate Clube de Brasília e do Grupamento de Fuzileiros Navais.
Em 1959, com a barragem do Lago Paranoá pronta, os moradores precisaram deixar a região de moradia provisória. Aos poucos a água foi tomando conta da região e a NOVACAP precisou intervir e exigir que os moradores da Vila saíssem do local, a maioria das famílias foi realocada em Taguatinga, Gama e Sobradinho.
Na época das chuvas, o nível de água subiu rapidamente, o que impediu que os barracos fossem removidos e a área limpa.
Memórias submersas
No arquivo público do Distrito Federal você pode conferir o belíssimo trabalho que contém fotos da grande área verde antes de ser Lago, além de vídeos que mostram as memórias esquecidas no fundo do Lago Paranoá, brinquedos, utensílios e resquícios de casas do que foi a Vila Amaury.
Arquivo público: História do Lago Paranoá
Comissões Cruls: Desbravando o Planalto Central
O que as ondas mansas do Lago têm a oferecer
Brasília não tem praia, mas nem por isso o brasiliense fica triste. O Lago aceita todo tipo de atividade: mergulho, canoagem, piquenique e pôr do sol. Não há limites para a criatividade que enche de vida a orla do Lago.
🌊Atividades aquáticas
🏄Windsurf
Uma prancha com vela e aprender a utilizar o vento é tudo o que você precisa para praticar esse esporte. Há vários clubes, como O Clube do vento e o Katanka, que oferecem aulas e suporte para quem já é profissional ou quer se aventurar. O preço médio da aula pode variar de acordo com o clube.
🏄Stand Up Paddle (SUP)
Não tem prancha para praticar Stand up paddle? Você pode alugar uma em vários locais próximos ao Lago, geralmente aos sábados e domingos.
🏄Remo
Quer fazer uma atividade mais calma no Lago? O remo pode ser uma boa opção, a Liga Brasiliense de Remo possui várias opções de valores para quem tem interesse em aprender o esporte.
Minas Brasília Tênis Clube (Setor de Clubes Norte)
Horário: das 6h às 18h, de segunda a sexta-feira.
⛱️Atividades na orla
Prefere ficar na orla do Lago, aproveitando o tempo com a família? Já pensou em fazer um piquenique, meditar, curtir o nascer e pôr do sol? Aqui ficam alguns lugares bem lindos para levar a família ou o crush:
🧘Ermida Dom Bosco
Um parque ecológico que garante fotos belíssimas e uma boa opção para meditação.
Além de ser um lugar lindo, inclui restaurantes, bares e opções de passeios a barco. Horário de funcionamento: 7h às 00h de domingo a quinta-feira. 7h às 01h de sexta-feira a sábado.
Possui academia ao ar livre, a PEC - ponto de encontro comunitário, ciclovia, pista de cooper, circuito de skate e quadras poliesportiva e de vôlei.
🌅Deck Norte
Área para pescaria, para tomar banho de sol e fazer aquele piquenique.
👟 Dicas para aproveitar o Lago Paranoá: vá de tênis e use roupas leves. Não esqueça a garrafinha de água!
Exposições
História(s) da Arte Brasileira - Caixa Cultural
A exposição destaca trabalhos de artistas do Distrito Federal e do Centro-Oeste, a partir de diferentes temas, contextos históricos, técnicas e linguagens artísticas. As obras fazem parte do acervo particular de Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira.
Até 13 de abril. Caixa Cultural Brasília. Detalhes em https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Programacao.aspx?idEvento=2621
Cursos
🔹Jornada da Acessibilidade
Um projeto que oferece qualificação para garantir o direito à aprendizagem e ao acesso à cultura para pessoas com deficiência.
Os cursos de capacitação de acessibilidade cultural e audiodescrição serão online. As aulas ocorrem entre os meses de maio e junho.
O curso de Braille será presencial, aos sábados, entre 10 de maio e 7 de junho, no AKZO Coworking, na Asa Norte.
Inscrições: Jornada da acessibilidade
Eventos
Lançamento do livro Cartas fora do armário, de Fred Itioka
O jornalista Fred Itioka entrevistou mais de cem homens gays sobre seus relacionamentos com seus pais. Os entrevistados, a convite de Itioka, escreveram cartas imaginárias contando o que gostariam de dizer a eles. A orelha do livro ficou por conta do jornalista e apresentador Serginho Groisman e o prefácio do professor Fábio Mariano da Silva.
Livraria Platô, dia 12 de abril, sábado, às 17h.
Leia Mulheres Brasília
Livraria Circulares. CLN 113, Bloco A, Asa Norte, Brasília
Mediadora: Adriana Mendes.
20 de março, 19h
Abril: Êxtase e outros contos, de Katherine Mansfield.
Acompanhe o Instagram do Leia Mulheres Brasília.
FALANDO DE AMOR
Com a participação da cantora Dhi Ribeiro, versos da escritora Gisele Gama e a distribuição do livro “Falando de amor”.
Complexo Cultural Planaltina. Avenida Uberdan Cardoso, St. Adm Lote 02 - Planaltina.
16 de abril às 19h.
Ingressos via Sympla: valor 1kg de alimento
Gosta de museus?
Confira a última edição com dicas dos Museus espalhados pela capital.
Dê uma força para a Quadradinho!
Aproveite para repassar a edição a outras pessoas que possam se animar em dar uma voltinha no Lago Paranoá.
Agradecemos se puder deixar um comentário sobre sua atividade favorita na orla do Lago.
Próxima edição: Cinemas em Brasília
Quem faz a Quadradinho: conheça nossos trabalhos
Ana Rüsche é autora da Anacronista. Confira a última edição: Um truque falível: imagens reconfortantes para momentos de tensão.
Deborah Fortuna escreve a Newsletter Uma História em Todo Lugar e a última edição foi Como fazer um discurso para o Oscar?
Karine Canal segue soltando a voz no podcast Papo na estante: o último episódio foi uma conversa com o autor Cuca Nuñes, sobre seu primeiro livro publicado: O Timbre magista . A newsletter da Karine é a Kverso.
Priscila Calado atualmente está dedicada à escrita da dissertação sobre Literatura e Ecologia. Vale visitar seu Instagram.
Canais
🔹Quer nos indicar um evento ou um local? Formulário de indicações
🔹Entre em nosso canal no Telegram.
🟦 Quadradinho: um guia de cultura no Distrito Federal
Texto principal: Karine Canal
Com colaboração da equipe: Deborah Fortuna, Ana Rusche e Priscila Calado
Edição de 10 de abril de 2025.
O Lago Paranoá me encanta...